VOCÊ SABE QUEM FOI O PRIMEIRO ADVOGADO DA HISTÓRIA?

A advocacia é um sacerdócio, uma atividade ousada, nobre e heroica. Não se admite o temor, o receio, o comportamento desprovido de coragem e determinação, pois invariavelmente estamos defendendo a vida, a liberdade, o sustento, o patrimônio – e, não raramente, a dignidade – de um ser humano.

Voltamos a trazer mais um blog curiosos para vocês. Sem dúvida, a advocacia é uma das profissões mais antigas. Estudos apontam que surgiu há milhares de anos, sendo aperfeiçoada até os dias atuais, nos quais o advogado é responsável pela garantia da justiça e da busca pelos direitos da sociedade. Mas, afinal, onde e quando surgiu? Quem foi o primeiro advogado? Vamos contar algumas teorias…

A primeira teoria é de Luiz Lima Langaro (1996, p.40), que defende ter sido o primeiro advogado da história Demóstenes, que viveu no século IV, na Grécia. O grego foi um expoente político, com importante expressão da capacidade intelectual de Atenas antiga. Sua vida foi dedicada a defender Atenas da ameaça de Filipe II, da Macedônia. Com isso, escreveu inúmeros discursos com o objetivo de conclamar os cidadãos atenienses à insurgência contra o inimigo.

Mas, por quê ele é citado como o primeiro advogado da história? Porque ele se dedicou ao estudo das leis, no qual demonstrou grande vocação para interpretação de textos de normas da época.

Interessante, né? Pensar que o primeiro advogado viveu no século IV. E se eu disser que outra teoria sustenta que a profissão surgiu bem antes disso? Impossível? Não!

Segundo Elcias Ferreira da Costa (2002, p. 79) “[…] o primeiro advogado foi o primeiro homem que, com influência da razão e da palavra, defendeu os seus semelhantes contra a injustiça, a violência e a fraude.

Analisando esse trecho, temos de buscar um homem que garantiu os direitos das pessoas contra injustiças. De acordo com este autor, e pelas Escrituras Sagradas, mais especificamente no livro do Êxodo, Moisés foi o grande guia do povo de Israel, rumo à liberdade, no século XV a.C.

Seria Moisés o primeiro advogado da história? Seguindo a mesma linha de análise, Jesus Cristo impediu o apedrejamento de Maria Madalena, e sua “defesa” teve por fundamento a Lei Mosaica. Ou seja, Moisés e Jesus Cristo foram os primeiros advogados com registros históricos.

É claro que não há como definir exatamente o primeiro advogado, pois são apenas teorias bem interessantes. Mas, entenda, a verdadeira advocacia surgiu em Atenas, na Grécia, onde nasceram grandes nomes, como o próprio Demóstenes, citado acima, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, todos esses advogados consagrados.

Com isso, a advocacia evoluiu historicamente e, aos poucos, criou-se a chamada “representação processual” de ações, na qual há a figura do Procurador, alguém que atua em nome de outrem. Uma curiosidade: foi em Roma que se utilizou pela primeira vez o termo “honorários”, a famosa remuneração dos advogados, como referência às honrarias recebidas.

Com passar dos séculos, chegamos aos dias atuais, com a advocacia tão importante na vida de todos, pela qual lutamos em nome do direito de nossos semelhantes.

Na opinião deste humilde causídico, que subscreve este blog, a advocacia é um sacerdócio, uma atividade ousada, nobre e heroica. Não se admite o temor, o receio, o comportamento desprovido de coragem e determinação, pois invariavelmente estamos defendendo a vida, a liberdade, o sustento, o patrimônio – e, não raramente, a dignidade – de um ser humano.

Gostou da curiosidade? Deixe seu comentário aqui. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima