CONSIGNADO APROVADO PARA QUEM RECEBE BPC-LOAS E AUXÍLIO-BRASIL

Novidade para quem é beneficiário do BPC-Loas e do Auxílio-Brasil (antigo bolsa família): agora é possível pedir empréstimo consignado. Essa possibilidade só era permitida para aposentados e pensionistas, mas a partir do dia 17 de março, o crédito se tornou possível para essas duas outras categorias de programas sociais. Além disso, também há mudanças para quem já usufruía do consignado. Explicarei tudo em detalhes, a seguir.

Empréstimo consignado: como funciona?

O empréstimo consignado é uma das diversas categorias de crédito que existem no mercado atualmente. Mas por que que ele é tão popular, principalmente para os beneficiários do INSS? Justamente porque é exclusivo para essa categoria de pessoas, além de que as chances de ter a sua solicitação aceita são MUITO maiores.

Antes da mudança realizada este ano, o consignado era voltado apenas para:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores assalariados da CLT (setor privado ou público).

A partir desta mudança, já podemos acrescentar a esta lista quem recebe:

  • Benefício por Prestação Continuada (BPC-Loas); e
  • Auxílio-Brasil (benefício que substituiu o Bolsa-Família).

O motivo para que esta modalidade de crédito seja facilmente aceita está no baixo risco de inadimplência. Sabe por quê? Diferente de outros empréstimos, as parcelas são descontadas DIRETAMENTE na folha de pagamento do benefício previdenciário. Exatamente como um “pagamento automático”. Então, a probabilidade da pessoa não quitar as parcelas é muito menor – portanto, com risco extremamente reduzido para a instituição financeira. E aqui, atenção a este detalhe: somente para a instituição financeira, porque o segurado que contrata esse serviço fica exposto, sim, a elevado risco.

Há enorme perigo envolvendo o consignado. Como já falei em outros textos publicados neste blog, não sou o maior fã desse tipo de empréstimo, justamente por consumir boa parte do seu benefício (valores de parcelas que nem sempre compensam quando comparados ao valor contratado no empréstimo) e, ainda, pela enorme quantidade de fraudes que temos encontrado nos últimos anos.

Mudanças no limite do consignado

Além da mudança voltada para os beneficiários de programas sociais como o BPC-Loas e Auxílio-Brasil, que agora fazem parte do público que pode contratar esse serviço, também há mudanças para quem já tinha esse direito.

Nas regras antigas, os aposentados e pensionistas só podiam comprometer até 35% do seu benefício para o pagamento das parcelas do empréstimo contratado. Recentemente, esse limite aumentou. Os segurados agora poderão utilizar até 40%.

Fraudes no consignado

Não poderia fechar esse texto sem alertar a todos sobre as fraudes envolvendo o empréstimo consignado. Elas são extremamente comuns. Apenas na pandemia, houve um aumento de 60% (SESSENTA POR CENTO) nas diversas espécies de fraudes financeiras envolvendo essa categoria. Os dados foram divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Muitas vezes, o cliente é abordado por telefone por alguém que se passa por instituição financeira oferecendo as vantagens de se contratar um empréstimo consignado. Dessa forma, fique atento: não forneça dados pessoais, pois é por meio dessas informações que a fraude pode ocorrer. Além disso, não deposite nenhum valor antecipado para a liberação do dinheiro.

Fique atento! Nenhuma agência bancária realiza ligações solicitando dados, senha, depósitos ou pagamento adiantado para a liberação do empréstimo. Isso é golpe na certa!

Contrate o serviço somente de agências que você conhece e confia.

Aqui no blog já detalhei diversas situações sobre fraudes no consignado. Há casos em que o cliente NEM TINHA A INTENÇÃO DE CONTRATAR O SERVIÇO e nunca haviam lhe oferecido a proposta, mas mesmo assim, de um dia para o outro, vê parcelas sendo descontadas de seu benefício. Olha só que pesadelo. Mas dá pra resolver!

Abaixo você confere alguns links de textos que já escrevi aqui no blog para você ficar por dentro de tudo sobre o universo do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO.

CASOS DE FRAUDE EM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUMENTAM – VEJA COMO FUNCIONA E COMO SE PREVENIR – Advogado Thiago Queiroz (thiagoqueirozadv.com.br)

FRAUDE NO CONSIGNADO: COMO CANCELAR E SER RESSARCIDO? – Advogado Thiago Queiroz (thiagoqueirozadv.com.br)

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: O QUE ACONTECE SE O DEVEDOR FALECE? – Advogado Thiago Queiroz (thiagoqueirozadv.com.br)

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Pode me chamar!

Até a próxima, pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima