Me posiciono contra o empréstimo consignado desde que foi criado.
Foi um verdadeiro presente dado pelo Governo às instituições bancárias – imagine a possibilidade de conceder empréstimos com a garantia absoluta de recebimento.
É um investimento com retorno garantido, e sem riscos. Não há inadimplência.
O aposentado, por seu lado, permanece meses (ou anos) arcando com um pagamento mensal que consome parte substancial de seu benefício (sua fonte de subsistência), sem ter a ideia do malabarismo aritmético feito para justificar a quantia final – muitas vezes, desproporcional à quantia emprestada.
Todavia, é um direito do segurado optar por essa modalidade de obter uma grana extra. E esta é a modalidade preferida dos beneficiários do INSS. Afinal, entre as categorias de empréstimos, esta é voltada para este público e é muito fácil de ser aprovada.
Entretanto, durante a pandemia do novo coronavírus, as fraudes financeiras envolvendo este tipo de crédito aumentaram em 60% – dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Quer se prevenir para que isso não aconteça com você ou já caiu no golpe e não sabe o que fazer? Vem comigo!
O que é empréstimo consignado e como ele funciona?
A categoria de empréstimo que estamos abordando no blog de hoje é mais uma entre as várias possibilidades que existem no mercado. Entretanto, o que a faz diferente das outras é o seu público e a forma como ela funciona. Caso você não entenda muito bem do que se trata, mas avalia esta opção para ter um dinheirinho extra, este texto também lhe ajudará (apesar do tema principal ser as medidas a adotar para evitar as fraudes e como solucionar o problema caso já tenha sido vítima de uma).
O empréstimo consignado é voltado exclusivamente para os seguintes públicos:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Militares das forças armadas;
- Trabalhadores assalariados da CLT (setor privado ou público).
Ao contratar esta opção de crédito, a pessoa estará autorizando que o valor das parcelas seja descontado DIRETAMENTE DA FOLHA DE PAGAMENTO OU DO BENEFÍCIO DO INSS. Exatamente por ser um “pagamento automático”, os riscos são menores para as instituições. Consequentemente, a solicitação de empréstimo nesta categoria é aceita com maior facilidade, fazendo com que o contratante do serviço já saia, muitas vezes, com o crédito em mãos logo no dia em que fez a requisição.
Outro elemento que a torna atrativa – também pelos mesmos motivos que expliquei no parágrafo anterior: as taxas de juros menores que são aplicadas nas parcelas de quitação.
Nesta categoria, também há regras que estipulam um valor máximo, os juros e as parcelas do consignado, mas isso pode ser assunto para outro blog, ok? Se tiver com dúvidas, fique à vontade para me chamar nas redes sociais.
Agora que você já tem uma base de como funciona esta categoria de empréstimo, vamos para o próximo tópico.
Fraudes no empréstimo consignado
Como citei no início do texto, as fraudes envolvendo o empréstimo consignado aumentaram de maneira significativa durante o período de pandemia. Muitas vezes, o cliente é abordado via telefone por uma pessoa que se passa por funcionário da instituição bancária, oferecendo um empréstimo consignado muito vantajoso e cheio de benefícios. Neste contato, quem está contratando o serviço fornece DADOS PESSOAIS E FINANCEIROS, o que é extremamente perigoso.
Além disso, é bastante comum situações em que os criminosos pedem para o indivíduo depositar um determinado valor “para taxas de cadastro” ou até mesmo a antecipação de uma parcela. Segundo eles, só assim o valor do empréstimo seria liberado.
Isso tudo é FALSO!!! Lembre-se:
- Nenhuma agência bancária realiza ligações solicitando dados, senhas e depósitos;
- Nenhuma categoria de empréstimo requer que a pessoa pague algo antecipadamente.
Então, já sabe: se receber uma ligação parecida, desconfie imediatamente!
Ainda existem os casos em que o cliente nem mesmo teve a intenção de contratar um empréstimo consignado, mas de repente, acorda com parcelas sendo descontadas em sua própria conta bancária. Isso mesmo! Há situações em que os segurados relatam jamais terem requisitado o serviço e muito menos assinado algo relacionado ao assunto.
“Mas como isso acontece, doutor?”
Os dados do segurado são roubados por TERCEIROS e usados para conseguir o vantajoso empréstimo. Entretanto, o crédito vai para outra pessoa (o fraudador) e as parcelas a serem quitadas ficam com o segurado que agora possui esta dívida e uma baita dor de cabeça para resolver. Isso acontece por conta da fraca segurança no sistema bancário, que possui “brechas digitais”, as quais permitem que outras pessoas façam isso em nome do segurado.
Infelizmente, casos como estes são cada vez mais comuns. Sabemos que não dá para se prevenir COMPLETAMENTE, mas é importante não passar informações pessoais e financeiras por telefone ou por mensagens de texto. Tal medida já reduz drasticamente a possibilidade destas situações ocorrerem.
E, pasmem: inúmeras outras fraudes envolvem as próprias instituições bancárias! O aposentado recebe uma quantia não solicitada em sua conta e, em seguida, passa a ter as parcelas de quitação descontadas mensalmente de seu benefício.
Mesmo quando o segurado já sacou o valor depositado, é possível solucionar o caso – e até receber de volta o dinheiro descontado de sua aposentadoria (muitas vezes, acrescido de uma indenização).
“Caí no golpe do empréstimo consignado, o que eu faço?”
A pessoa que caiu neste golpe possui seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim que identificada a fraude, o indivíduo pode solicitar o cancelamento do empréstimo, recebendo de volta todo o dinheiro das parcelas indevidas que já foram cobradas diretamente do seu salário ou benefício do INSS. Além disso, na maioria dos casos, é possível receber indenizações morais e materiais por conta do acontecido.
Sabendo disso, procure um advogado. Não há melhor saída desta situação do que o aconselhamento de uma pessoa especializada. Sem saber de seus direitos e com a ausência de ajuda profissional, o segurado pode cair em um golpe ainda pior, terminando, sem saber, por pagar para fraudadores com a promessa de que a situação será revertida, o que não ocorre.
Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Pode me chamar nas redes sociais!
Até a próxima, pessoal.