Fala, pessoal! Semana passada contamos a história do acidente de trabalho no mundo. Desde um jornal no Egito Antigo até os dias atuais. Hoje, vamos falar dos quatro maiores acidentes de trabalho da História.
Com o decorrer do tempo, mais acidentes foram ocorrendo, de forma que as empresas visam cada vez mais evitá-los. Apesar de todos os cuidados e da preocupação em relação à segurança, ainda somos surpreendidos com algumas grandes tragédias causadas pela negligência humana. Confira algumas delas!
-
Catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia
Com certeza é o evento mais famoso. Filmes e séries de televisão foram produzidos sobre a catástrofe. Afinal, quem nunca ouviu falar em Chernobyl? A explosão na usina soviética, em 1986, trouxe resultados apocalípticos, sendo considerado o maior desastre nuclear da história. Os reflexos do desastre se estenderam a outros países da Europa e geram efeitos devastadores até hoje.
E foi, sim, um acidente de trabalho.
E como aconteceu?
Apesar das causas da explosão nunca terem sido oficialmente esclarecidas, sabe-se que à ocasião o engenheiro-chefe da usina coordenava uma série de testes nos reatores de maneira contrária aos parâmetros de segurança do manual de operação.
Esses testes terminaram com a explosão de um dos reatores, seguido de um incêndio que lançou uma nuvem de gases radioativos pela antiga União Soviética e grande parte da Europa Ocidental.
Os dados oficiais apontam que 31 pessoas morreram como resultado imediato do acidente, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) atribui 50 mortes ao desastre, no momento em que ocorreu.
Em 2005, a previsão era que mais de 4 mil pessoas poderiam ter morrido como resultado da exposição à radiação. Ainda hoje, 35 anos depois, 6% do PIB ucraniano é destinado aos efeitos da tragédia, como pagamento de indenização às vítimas.
-
Explosão da plataforma P-36, no Brasil
Considerada uma das maiores plataformas do mundo, a P-36, operada pela Petrobrás, passou por um dos piores acidentes de trabalho já vistos. Localizada no Rio de Janeiro, sofreu duas explosões em sua estrutura de sustentação, afundando no mar da Bacia de Campos, em 2001.
Esse acidente mostra que, mesmo a plataforma pertencendo a uma empresa de renome e com diversos protocolos de segurança, está sujeita ao erro humano. O desastre causou a morte de 11 funcionários, que tentavam fechar os dutos, a fim de evitar o vazamento de óleo no oceano.
O acidente nunca foi objeto de um laudo conclusivo sobre sua ocorrência, mas segundo a investigação da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural, as explosões foram geradas por “não conformidade quanto aos procedimentos operacionais de manutenção e de projeto”.
-
Tragédia em Seveso, na Itália
A tragédia na qual, segundo dados da ONU, mais de 10 mil animais morreram, foi ocasionada pelo rompimento de dois tanques de pesticidas e fungicidas da fábrica de ICMESA. Também deixou milhares de pessoas com sequelas devido à ingestão de substâncias contidas na carne animal.
O acidente ocorreu em 1976, na cidade de Seveso, na Itália, que presenciou um dos maiores acidentes de trabalho do mundo. Neste caso, o desastre ocorreu devido a um regulamento de segurança industrial falho, gerando o lançamento de uma gigantesca quantidade de substâncias tóxicas no Lago do Como, um dos maiores do país.
Lado positivo? Pelo menos, podemos dizer que as consequências dessa tragédia serviram para a publicação de normas de segurança mais rígidas em fábricas com alto risco de contaminação ambiental.
-
Devastação em Bhopal, na Índia
O MAIOR DESASTRE INDUSTRIAL DO MUNDO! Há 37 anos, a cidade de Bhopal, na Índia, foi palco do acidente que matou mais de 20 mil pessoas. E não só isso, 50 mil ficaram incapacitadas de trabalhar. Tudo por conta de um vazamento de 40 toneladas de gases tóxicos na fábrica de pesticidas da empresa Union Carbide.
Porém, segundo dados da ONU, mais 150 mil pessoas também tiveram sequelas devido à exposição desses gases. Novamente, o acidente ocorreu devido a erro humano. A empresa foi acusada de ter negligenciado as medidas obrigatórias de segurança.
Infelizmente, o lixo tóxico continua contaminando o solo até os dias atuais. E a empresa, que hoje é administrada pela Dow Química, não foi responsabilizada por isso.
E aí, qual dos acidente você considera o maior da história? O que podemos dizer é que todo esse sofrimento, ao menos, serviu para a evolução dos protocolos de segurança. Não há dúvida que os procedimentos são fundamentais para evitar os acidentes.
Por enquanto, é isso, pessoal! Muito obrigado pela leitura e, caso queiram saber mais sobre seus direitos em caso de acidente de trabalho, temos vários textos sobre o assunto aqui em nosso blog!
Qualquer coisa, estamos à disposição em nossas redes sociais. Até a próxima!