Planejamento previdenciário e o seu futuro

Evite dor de cabeça, reduza riscos e garanta um futuro melhor: o planejamento que vale a pena!!!

Muita gente sonha com ela!!! E aguarda o dia em que esse sonho se torne real. Há quem, quando ela chega, se reinvente e inicie uma nova fase! Todo mundo deseja viver bem com ela!

Mas quem é ela, tão sonhada, desejada e aguardada?

A aposentadoria!!!

Atualmente, é quase um status dizer que é aposentado ou aposentada. Afinal, com tantas mudanças nas regras, ficou mais difícil encontrá-la.

Mas o tempo pode trabalhar a seu favor!!!

Agora imagine se você nunca se preocupou com o assunto, não reuniu os documentos necessários e importantes e também não planejou esse tão sonhado momento?

Muitas áreas de nossa vida são planejadas: as férias, festas de aniversário, sejam pequenas ou grandes, casamento, a compra de um carro, de um imóvel e tantas outras coisas.

É preciso um pouco de organização, disposição e atenção com alguns detalhes. Então, por que com a aposentadoria só nos preocupamos na última hora?

Mas dá para tornar esse momento menos estressante?

Sim!!!

Com o planejamento previdenciário!!!

É possível pensar na aposentadoria de forma preventiva e minimizando problemas e entraves. Muita gente já percebeu isso e decidiu fazer o planejamento previdenciário.

A boa notícia é que, com ajuda especializada, dá, sim, pra aposentar de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível.

Já que em nosso país os pedidos de aposentadoria são burocráticos, complexos e mais demorados, a organização é essencial. Além disso, planejar evita surpresas desagradáveis, como você ‘achar’ que vai receber um valor e receber outro inferior.

Então o que é, como funciona, quais as vantagens dele e quando começar a planejar?

  • O que é?

O planejamento previdenciário é um serviço de organização e preparação que estuda quais são as possibilidades existentes para um trabalhador se aposentar da melhor e mais vantajosa forma.

E como dito acima, é preciso atenção e organização em cada detalhe para que tudo esteja de acordo com a legislação previdenciária e também com aquilo que você deseja.

Com o planejamento, é possível você se preparar para o futuro, contribuindo da forma correta para receber a aposentadoria que idealizou.

Mas, verdade seja dita: não adianta contribuir a vida inteira com valores variados – por exemplo, começando com um salário mínimo e aumentando a contribuição – e esperar receber uma aposentadoria bem mais alta.

E, por incrível que pareça, contribuir a vida toda com o teto máximo, de forma desnecessária, não necessariamente significa que irá se aposentar com esse valor. Sério isso? Mas se contribuí com o máximo, como assim, não recebê-lo?

Boa pergunta! Por isso, a importância de contar com um profissional especializado. Afinal, requerer a aposentadoria é um longo e burocrático processo.

Ou seja, toda essa preparação que antecede o pedido de aposentadoria é o planejamento previdenciário, e ele facilita muito para que você receba o melhor benefício possível, dentro do que planeja.

  • Como funciona?

Ele funciona como um estudo preliminar para que se visualize quanto tempo você precisa contribuir para a previdência social, e com quais valores, tendo por finalidade receber o melhor benefício possível, ou seja, O MAIS VANTAJOSO, bem como economizando o máximo possível em contribuições.

É uma série de operações matemáticas que prevê um ou mais cenários (sempre indicando qual o melhor) e informando quanto o trabalhador irá gastar até o dia de sua aposentadoria, quando isso ocorrerá, quanto irá receber e quanto economizará – inclusive, projetando-se esses resultados a longo prazo, considerando sua expectativa de vida.

O planejamento previdenciário é um cálculo, mas é bom ressaltar que o resultado desse cálculo é uma estimativa. Por causa disso, obviamente não considera reajustes, nem a inflação e as possíveis alterações nas regras previdenciárias.

Mas não desanime!!! Dá sim pra utilizar os índices e cálculos atuais para o planejamento e dessa forma poder chegar mais próximo do valor a ser recebido na aposentadoria.

Inteligência e planejamento juntos para uma boa estratégia previdenciária.

  • Tem vantagens?

Claro!! Já deu para perceber que o planejamento previdenciário ajuda a minimizar erros, sustos, decepções e futuras dores de cabeça. Acima de tudo, tem por finalidade economizar em contribuições e obter o melhor resultado financeiro possível.

Outra vantagem é que colabora para que você se aposente no momento certo. Muita gente se aposenta depois do tempo e isso faz com que pague contribuições sem necessidade.

O contrário também ocorre: dar entrada, junto ao INSS, no pedido de aposentadoria antes do tempo pode ser prejudicial. Explico: caso você pare de contribuir enquanto seu processo tramita, poderá perder o tempo que aguardou, na hipótese do pedido ser negado.

E caso dê entrada em momento equivocado, também poderá receber sua aposentadoria em valor inferior ao devido.

Taí onde entra mais uma vantagem do planejamento: você vai saber a data certa para entrar com seu pedido de aposentadoria: nem antes nem depois!!!

Quer mais uma vantagem? Com o planejamento é possível você saber o valor correto da sua contribuição.

Não é necessário contribuir com o valor máximo para garantir o melhor benefício!!! Sabia disso? Pois é!!! E isso é muito importante.

  • Quando começo o planejamento?

Começar o quanto antes!!

Apesar de ser recomendável iniciá-lo até os 30/35 anos de idade, muita gente faz o procedimento aos 40, 50 anos – ou até após isso. Nunca é tarde, e sempre há algo a ser feito para economizar e obter vantagem financeira.

Portanto, tenha toda a sua documentação guardada de maneira organizada.

O auxílio de um profissional com experiência e que conheça os procedimentos do INSS é fundamental. Esse profissional vai ter que lidar com vários dados, como por exemplo:

  • Tipos de aposentadoria
  • Tempo de contribuição
  • Valor dessa contribuição
  • Códigos de contribuição
  • Documentos necessários
  • Formas de acréscimo de tempo de serviço
  • Quanto você vai receber no futuro
  • Regras de transição da Reforma da Previdência, entre outras observações

Ufa, muita coisa, né?!! Mas o trabalho ‘pesado’ mesmo fica com o profissional. Você só precisa manter organizdos todos os documentos referentes ao seu tempo de serviço. E mesmo que não disponha dessa documentação, esse profissional poderá ajudá-lo a reunir o necessário.

Mesmo que você tenha mais do que 35 anos ou já está mais perto de se aposentar, não desanime!!!

Busque o auxílio de um advogado previdenciário para ter mais segurança e não correr riscos e, então, receber uma aposentadoria mais justa.

Não despreze o planejamento previdenciário. Ele é muito mais do que contribuir e protocolar seu pedido de aposentadoria.

Contar com assessoria especializada NÃO é gasto.

É investimento.

Afinal, a tão sonhada, esperada e desejada aposentadoria é a recompensa pelos longos e muitas vezes difíceis anos de trabalho.

Planeje, você não vai se arrepender!!!

Muito obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima